O que Nós andamos a Ler PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Maria da Conceição Pinho:

POEIRA DA ALMA - A Magia da Consciência de Nicholas Humphrey, editado o ano passado, por este professor Emérito de Psicologia na Universidade Oxford e Cambridge.

Deste cientista com uma visão ampla e profunda da evolução da espiritualidade, retiro apenas uma frase para saborear “ se quisermos uma função adaptativa funcional para a consciência , talvez “ estar apaixonado pelo Universo” sirva! Gosto!!!

Este  aconselho a quem fez ou trabalha com Terapia por Reconstituição Vivencial e Cognitiva ou vulgarmente regressão: A ALMA DE ISABEL, de Aragão ao Chiado, de Teresa Gomes Mota, editado em 2010.

Partindo do sentir que era a Rainha Santa, esta médica cardiologista  relata o percurso em busca da verdade de si mesma encontrando – se com  a História e o pensamento português. A  sua extraordinária viagem,  ultrapassando as barreiras do tempo, num jogo de difícil posicionamento entre a verdade interna e o jogo de espelhos exterior, permite - nos realçar a subtileza da Consciência.

O outro livro é do género (auto) biográfico que muito aprecio.  A vida de um dos maiores pintores contada por um dos maiores cineastas.  Jean Renoir, autor dos filmes A Grande  Ilusão (1937) e  A Regra do Jogo (1939) escreve sobre o pintor Renoir “Pierre Auguste RENOIR MEU PAI”.

 Avançando e recuando no tempo, através de uma notável reconstituição histórica e  psicológica, este segundo filho do pintor - Jean Renoir obteve o Prémio Internacional da Bienal de Veneza em 1937, 1946 e 1951  - dá-nos a crónica familiar, que se desenrola ao longo de dois séculos, de um dos mais belos pintores de sempre:  “Uma rolha – dizia ele. Na vida temos de nos deixar ir como uma rolha na corrente de um ribeiro”.


Sandra Gonçalves:

The Secret of Light , uma obra desafiadora de Walter Russel que nos leva ao interior de uma visão pouco divulgada do que a luz, a gravidade e a energia possam ser, integrando essa exploração com a da natureza do homem e da mente. Um autor essencial e um clássico!

 

Editora:  Sandra Gonçalves. É vogal suplente da direcção da Alubrat e, no Congresso, Co-orientará as rodas de sonhos e apresentará o workshop “Sonhos- sinais do futuro?”

 

 
Home Notícias da Alubrat O que Nós andamos a Ler